Pesquisa personalizada

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Olá

Gente quando decidi que iria fazer regime, comecei a pesquisar matérias sobre o assunto. Foi quando me deparei com uma reportagem na revista dieta já, mas não me lembro a data, falando da dieta dos pontos. Fiquei super interessada e pesquisei cada vez mais sobre o assunto. Até que criei esse blog que foi umas das dicas dadas para ajudar no processo de emagrecimento.

Algumas explicações e dicas para quem ainda não conhece.


PRINCÍPIOS DA DIETA


Os 5 mandamentos do Dr. Alfredo Halpern, endocrinologista e criador da Dieta dos Pontos:

1- Não se culpe por ser gordo. Procure ajuda e emagreça;

2- Fuja das fórmulas mágicas e das dietas milagrosas. O que vale é aprender a comer;

3- Não há alimento proibido. O segredo é não exagerar em nada;

4- É possível comer bem e ter um peso normal;

5- Obesidade é uma doença e, às vezes, seu tratamento requer a intervenção de medicamentos. Mas lembre-se: eles precisam ser receitados por um médico.


O QUE É?


É um método que favorece o processo de reeducação alimentar. Ele parte de uma lógica simples de entender. Tanto o gasto de energia do organismo como a quantidade de energia contida em cada alimento são representados por pontos (1 ponto equivale a 3,6 calorias). Se você consome a mesma quantidade de pontos que seu corpo gasta, mantém o peso. Se consome menos, emagrece.


VOU PASSAR FOME FAZENDO ESTA DIETA?


Não existe forma de emagrecer sem que haja certo grau de sacrifícios, principalmente na fase de adaptação. O certo é que você não vai comer menos que seu organismo precisa para ficar saudável.A proposta do endocrinologista Alfredo Halpern, um dos especialistas mais respeitados no Brasil, é dar liberdade para você montar o seu cardápio, desde que respeite uma cota. "Milagre não existe: qualquer um que coma sem critério e a mais do que precisa vai engordar. Não proíbo nenhum alimento, mas também não digo que pode comer à vontade."Nesse regime, Halpern transformou as torturantes calorias numa pontuação (cada ponto vale 3,6 calorias) e estabeleceu uma cota de consumo diário. Para saber a pontuação dos alimentos, é preciso consultar tabelas. Se ultrapassar o limite, você tem comer menos no outro dia.O primeiro princípio, que agora você já conhece, é saber quanto pode comer. O segundo é selecionar bem a comida. "Quem quiser passar o dia inteiro à base de chocolate até pode. Mas não está aprendendo a se alimentar direito, fundamental para garantir a manutenção do peso", diz Halpern.O ideal é seguir a pirâmide alimentar. "Essa ainda é a melhor fórmula de comer bem, com direito a tudo, e de forma saudável." Traduzindo para o cardápio, 55% do que você coloca no prato (165 pontos) devem vir dos pães, massas, cereais, de preferência integrais (todos esses carboidratos energéticos), e das frutas, verduras e legumes (carboidratos reguladores). De 15% a 20% (60 pontos) precisam vir das carnes, do leite, iogurte e queijo — especialmente as versões magras — e do feijão (proteínas). E 25% (75 pontos) podem ser originários da gordura, na forma de óleo, azeite, manteiga, frituras, mas sem esquecer que ela já está embutida em vários alimentos, como carnes e pratos prontos.Doces, que também fazem parte do grupo, podem ser incluídos, mas com moderação. Leia-se em doses pequenas — o ideal é que sejam consumidos só nos fins de semana.


PRA COMEÇAR...


Faça o cálculo correto, isso varia muito conforme biótipo, peso, altura, sexo, idade e atividade física. Calcule aqui , não fique indo nas ondas das revistas de q tem q ser 300 pontos pra mulher e 400 pra homens, repito, depende muito do corpo de cada um!


Calcule aqui o limite de pontos




Esta foi a lista que me ajudou a emagrecer, porém adaptei ao meu dia-a-dia.


RESUMO DA TABELA DOS PONTOS




Espero que tenham gostado. Bjos



0 comentários: