Pesquisa personalizada

terça-feira, 19 de maio de 2009

Barrinhas de Cereais.

Boa Noite,

Hoje escolhi esse tema porque eu sou uma das pessoas que consomem estas barrinhas. Para mim elas são um quebra galho e tanto, qd não dá tempo de comprar uma fruta. Encontrei está matéria no site do ig e resolvi compartilhar com vcs. Bjos.

Barrinhas de Cereais

Elas podem conter aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo, flocos de arroz. Depois uma calda de glucose de milho e açúcar une tudo isso, dando sabor e aspecto caramelizado.No momento, as que atraem mais consumidores são aquelas com semente de linhaça e as doces com sabor morango e coco. Mas e sobre o aspecto da saúde? Barrinhas de cereais são uma boa pedida? A nutricionista Paola Ladeira Pinho, de Santos (SP), nos ajuda a responder.

Mitos e verdades

As barrinhas fazem bem, são saudáveis.

Meia verdade.
Elas de fato contêm cereais integrais, grãos não alterados pela refinação. Por isso, mantêm a integridade de muitos nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais, ao contrário do que acontece com alguns alimentos refinados. Daí as barrinhas aumentarem a sensação de saciedade, reduzindo a vontade de outras guloseimas durante a tarde, por exemplo, e melhorando o fluxo gastrointestinal. Mas a realidade é que as barrinhas não têm qualidades nutritivas totais para substituir refeições, erro que muitos cometem. Ou seja: são saudáveis, mas não milagrosas.
Elas são boas pedidas na hora da ginástica.VerdadePara quem faz atividade física mais intensa, o uso das “power bars”, ou barrinhas energéticas, é bom para “segurar” mais o tempo de exercícios. Elas servem como um bom combustível para o corpo.

Elas podem ser consumidas a qualquer hora, de manhã é até melhor.

Mentira.
O melhor horário para consumir as barrinhas de cereais é o intervalo entre as refeições. Do mesmo modo que é ótimo apostar em frutas, iogurtes ou pequenos lanches de queijo branco ou peru, a barra é indicada como uma forma de variar na dieta e driblar a dome. Como possui fibras, é preciso mastigá-la bastante, o que ajuda a desviar a sensação de fome intensa (ou mesmo de avançar sobre chocolates ou doces com açúcar refinado em excesso).
Tudo bem comer umas duas ou três ao dia.

Mentira.
Muitos nutricionistas consideram que as embalagens de algumas barrinhas de cereais, na verdade, são enganosas por estamparem promessas de um produto 100% saudável. Parte delas contêm um bom bocado de gordura e açúcar – daí ser muito importante estar sempre atento ao rótulo do produto, checando dados e valores. A composição nutricional das barrinhas de cereais varia muito entre as marcas. E, para se ter uma ideia, algumas empresas divulgam de que uma barrinha ao dia é suficiente em termos de fibras para o organismo. Na verdade, a ingestão diária ideal deve ser de 25 a 30 gramas. A maioria das barras mal chega a 1 grama de fibras.
As barrinhas apresentam muitas “armadilhas”, então.

Verdade.
Elas são boas amigas da dieta e da alimentação saudável, mas é indicado que o consumidor tenha cuidado ao optar pelas barrinhas para não cair em algumas tentações. Trocar refeições por barrinhas, nem pensar; Consumi-las sem consultar seu valor de calorias, por exemplo, é outro problema (já que muitas contêm chocolate e outros itens calóricos). E quando levarem as inscrições “light” e “diet”, ainda assim é preciso avaliar o rótulo para ter garantia de estar consumindo uma barrinha apropriada

7 comentários:

Ana Cleide ♥ disse...

Oi Hello.
Retribuindo a visita.
Também vou te acompanhar.
E claro vamos vencer a balança.

Amei esse post das barrinhas de cereais, também adoro consumi-las.

Pri - de Lacinho disse...

Oi amiga,
eu sempre compro barrinhas, mas esqueço de comer, hahaha
Se cuida amiga,
bjosss

Clara disse...

aiii eu amo essas barrinhas o complicado eh comer soh uma (ooooo pensamento gordo ¬¬)

Nana disse...

Menina, tava olhando suas pesagens, vc tá de parabéns, já perdeu 17kg!! Uhuuuuuuuuu :)

Luciane Padilha disse...

Oi Helo, eu tbm sou consumo estas barrinhas! Amei o seu espaço!!! Estou te acompanhando.
Quero te convidar para me vir me conhecer... Bjus, Lu
http://coragemeluta.blogspot.com/

Ana Cleide ♥ disse...

Oi
Tem selinho para vc no meu blog.

Xero,

Amanda disse...

OI linda...vc tem razão barrinhas são um quebra galho e tanto...beijos!!!1